(49) 3664-5300 rh@sbhm.com.br
Foto: Ascom hospital

Na quinta-feira (05), foi celebrado o Dia Mundial de Higienização da Mãos. Após a pandemia de covid-19 iniciada em 2020, a data ganhou uma importância ainda maior.  E a prática passou a fazer parte da rotina do brasileiro, que aprendeu que esse simples ato evita transmissões de doença.

No hospital São José de Maravilha a data foi lembrada pela equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), liderada pela enfermeira Adriana Foresti. Também fazem parte da equipe da CCIH as enfermeiras Ana Baldissera e Marieli Pereira. Adriana explica que todos os anos há um tema e em 2022 é “Unidos pela Segurança, Higienize suas Mãos, Mãos Limpas Salvam Vidas”. “O objetivo deste dia é de estimular para que todos os serviços de saúde e todos os profissionais de saúde desenvolvam ações”, conta Adriana.  Ainda conforme a coordenadora do CCIH essas ações dever ter como objetivo o reforça para a pratica de higienização das mãos.

No Hospital São José as profissionais elaboraram uma caixa com luz negra e passaram em todos os setores da instituição hospitalar, quando explicaram da importância da limpeza das mãos para evitar infecção hospitalar. “A nossa caixa que chamamos de Caixa Mágica nela com a luz negra os profissionais aplicavam álcool gel em suas mãos e depois em contato com a luz dentro da caixa era possível identificar os locais que ainda estavam se higienização correta”, explica Adriana.

Para a enfermeira é a oportunidade de pensar a importância desta atitude de lavar as mãos. “Nós como hospital é uma medida essencial para o controle das infecções hospitalares”, reforça.   

Outra ação desenvolvida internamente referente ao tema foi a elaboração de cartazes que foram anexados na parte superior dos dispenses de álcool gel e também um botão que os funcionários vão usar, com lembretes para higienizar as mãos corretamente.