(49) 3664-5300 rh@sbhm.com.br
“Está foi sem dúvidas a maior cirurgia já realizada no hospital”, disse o ortopedista e traumatologista Thiago Setti.

Pelo menos seis profissionais atuaram em uma cirurgia da coluna no Hospital São José. A junta médica teve o comando do ortopedista e traumatologista Thiago Setti e foi realizada, no sábado (21), em um homem de 78 anos de Iraceminha.
De acordo com o ortopedista especialista em cirurgia da coluna vertebral e tratamento intervencionista da dor, está foi sem dúvidas a maior cirurgia já realizada por ele no hospital. “Esta foi a maior cirurgia que realizei no Hospital São José, pois consiste de dois procedimentos cirúrgicos extremamente complexos realizados no mesmo tempo devido a gravidade das patologias”, ressalta Setti.
Ainda conforme Setti, na oportunidade foi feita a descompressão medular a nível torácico e também a descompressão lombar múltiplos níveis associado a artrodese (fusão óssea em uma articulação, causando sua imobilidade) lombar.
“A intervenção cirúrgica foi necessária pois o paciente apresentava duas alterações graves em sua coluna. A primeira patologia era um estreitamento do canal onde passa a medula espinhal e nervos (estenose) grave, causando compressão da medula o qual fazia o paciente perder a força e a sensibilidade abaixo do mamilo. A segunda patologia era uma estenose de canal severa em múltiplas localizações na coluna lombar”, explica o profissional.
Conforme o cirurgião o paciente apresentou um quadro de evolução rápida. “Ele chegou caminhando em meu consultório há duas semanas e logo apresentou perda progressiva dos movimentos das pernas e perda da sensibilidade no abdômen e pernas necessitando de um procedimento de urgência”, ressalta Setti.
Setti teve a companhia dos também ortopedistas com especialidade em cirurgia da coluna vertebral, Marcos Sonagli e Eduardo Bondan; médico anestesista, Gustavo de Matos; enfermeira, Greicy Speroto e do instrumentador de material, Luiz Martins Alves Junior além da equipe de enfermagem e radiologia do hospital.