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Hospital São José realiza capacitação de profissionais sobre Segurança do Paciente

por Alcance Tecnologia | 22-09-2022
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Hospital São José realiza capacitação de profissionais sobre Segurança do Paciente

No dia 17 de setembro é celebrado o dia mundial da Segurança do Paciente e para 2022, a campanha escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foi Medicação sem Danos. No hospital São José teve dois dias de capacitação referente ao assunto. A atividade foi coordenada pela Farmacêutica Marise Dalmas.

Na segunda-feira (19) e terça-feira (20) a profissional palestrou aos profissionais da enfermagem. Os trabalhos tiveram o envolvimento da Comissão Núcleo de Segurança do Paciente.  “Fizemos treinamento com todos os profissionais de enfermagem sobre possíveis erros que podem acontecer, para que com a equipe multiprofissional achar soluções para melhorar nossos conhecimentos e achar soluções para cada vez mais evitar esses eventos ”, ressalta.

Segundo a farmacêutica no Hospital São José o tema é considerado de extrema importância. “Afinal os medicamentos fazem parte da vida de todos e são de interesse geral, independente de idade, sexo ou condição sócio econômica. Porém, esses mesmos remédios que salvam vidas podem causar sérios danos se forem prescritos, dispensados, administrados ou armazenados de maneira incorreta”, disse.  

Ainda conforme Marise a maior preocupação da Comissão de Segurança do Paciente é exatamente com esses erros que podem ocorrer. “Para diminuir esses erros é preciso trabalha em três frentes: com os profissionais, com os pacientes e seus familiares”, destaca. Manter atualizado sobre as melhores práticas de Medicação, envolver o paciente na tomada da decisão, fornecer informações claras sobre as medicações, relatar incidentes, ficar atento às situações de risco, seguir padrões de protocolos operacionais para o uso   e notificações de incidentes.

Segundo Marise é um trabalho de cuidados que deve abranger toda a equipe, farmacêuticos, enfermagem, médicos equipe multiprofissional sempre visando melhorar nossos conhecimentos para que os nossos pacientes sejam bem atendidos.  

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